Quem Somos

História da instituição

O Centro Social Paroquial de S. Nicolau é, de acordo com os seus estatutos, definidos a 13 de Novembro de 1989, considerada Pessoa Pública de Erecção Canónica de Direito Eclesiástico. Mediante iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau, autorizada pelo, na altura, Bispo da Diocese do Porto (D. Armindo Lopes Coelho), este Centro Social foi criado e permanece até hoje como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, destinada à intervenção social, preferencialmente, junto da comunidade de S. Nicolau e do Centro Histórico do Porto.

Embora, oficialmente, esta intervenção apenas tenha iniciado em 1991 muito trabalho já vinha sendo feito sobretudo no âmbito da Paróquia de S. Nicolau. O Pároco e um conjunto de paroquianos começaram a ser cada vez mais solicitados para apoiarem uma série de situações sociais de carência e exclusão, às quais as instituições existentes não davam resposta. Nessa altura, notava-se sobretudo a falta de uma intervenção junto da população mais jovem da freguesia. Por isso, a Paróquia de S. Nicolau sentiu a necessidade de criar o Centro Social Paroquial de S. Nicolau.

Depois da criação dos seus estatutos, foi celebrado um Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social do Porto, nas valências de Juventude, Cultura e Lazer dando inicio à intervenção sistematizada que se exigia, embora de uma forma ainda muito pouco estruturada.

Inicialmente, as instalações do Centro Social Paroquial de S. Nicolau foram cedidas pela própria Paróquia. A intervenção arrancou com a formação de um Grupo de Jovens que, por já se conhecerem, tornou este arranque mais fácil, ao nível da concretização de certas actividades. O Grupo de Jovens reunia-se com regularidade para momentos de convívio e confraternização mas, após a possibilidade de contratação do 1º Técnico do CSPSN – um Técnico de Serviço Social –  estes encontros passaram a ter outro carácter e outros objectivos, nomeadamente: debate e reflexão, alargamento a outros elementos, envolvimento dos pais e familiares nas actividades, realização de festas/convívios abertos a toda a população de S. Nicolau. Por outro lado, a entrada de um Técnico de Serviço Social, possibilitou o arranque dos atendimentos sociais à população, que na altura se tornavam essenciais.

Após alguns anos de trabalho, percebemos que existia falta de respostas ao nível educativo que permitissem combater o abandono e maus resultados escolares. Foi então criado o Centro de Apoio ao Estudo (CAE), prestando apoio escolar e pedagógico a alunos entre o 5º e o 9º ano de escolaridade. A criação do CAE foi sinónimo de mais um passo de crescimento e, pouco a pouco, a equipa foi crescendo e foi permitindo dar resposta aos pedidos da população a outros níveis.

Com o passar dos tempos, tornou-se evidente o aumento da população que necessitava de recorrer ao Centro Social Paroquial de S. Nicolau, com diferentes problemáticas, para as quais pediam o nosso apoio e intervenção. Assim, a Segurança Social procedeu à alteração do acordo de cooperação estabelecido com o CSPSN, tornando-o, muito mais abrangente e com a designação de Intervenção Comunitária em Regime de Porta Aberta

A instituição cresceu e tornou-se impossível continuar nas instalações cedidas pela Paróquia. Mediante o financiamento de Fundos Comunitários, o CSPSN adquiriu e recuperou as suas actuais instalações, na Rua de S. João 77/79, onde se encontram a funcionar desde o ano de 2002

Foi uma mudança significativa na qualidade e quantidade das respostas sociais possíveis e, mais uma vez, houve necessidade de revermos o nosso Acordo de Cooperação com a Segurança Social. Dessa revisão surgiu a nossa designação actual como Centro Comunitário, em Regime de Porta Aberta